Informações indispensáveis sobre:

  • Câmara fria;
  • Walkin cooler;
  • Acessórios pertinentes.

Câmara fria para peixaria

Este orientativo técnico trata da Câmara Fria para Peixaria e aborda os aspectos construtivos mais relevantes, tais como a forma de utilização, o melhor aproveitamento do espaço disponível e, também descreve algumas particularidades inerentes a este tipo de negocio.

 

Nosso país conta com uma ampla faixa costeira e numerosos rios, concentra uma das maiores reservas de peixes do planeta, porem apresenta uma taxa de consumo per capita muito baixa. A explicação para o pequeno consumo esta ligada ao alto valor do frete, além dos hábitos alimentares brasileiros que valorizam a ingestão da carne bovina. Estes são alguns dos fatores que contribuem para o baixo consumo de peixes.

 

Hoje em dia verifica-se uma preocupação por parte dos consumidores por uma alimentação mais saudável, os pescados atendem plenamente a esta necessidade e, quando corretamente conservados na Câmara fria para peixaria, mantem inalteradas as suas propriedades nutrícias, valorizando ainda mais este produto.

Pescado congelado estocado na Camara fria para peixaria

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) efetuou uma pesquisa sobre o consumo anual de pescado por pessoa e, constatou que vem acontecendo uma expressiva alta na demanda, diante disso pode-se prever uma grande expansão de negócios em toda a cadeia produtiva deste ramo.

 

De acordo com o Ministério da Agricultura, em 2.017, o consumo anual de peixes no Brasil foi de 14 kg per capita e, diz o Ministério da Pesca, que em 2009 o Brasil consumia apenas 9 kg por ano. Vê-se então que a expansão do ramo das peixarias no Brasil é solido e constante.

 

A Câmara fria para peixaria apropriada as novas tendências do mercado

 

A peixaria é o negócio onde diferentes tipos de peixes e crustáceos em geral, produtos estes que são armazenados em Câmaras frias para peixaria nas dependências dos atacadistas e, são comercializados diretamente ao mercado, seja ele o de empresas processadoras, como exemplo os restaurantes, bares, hospitais, hotéis ou mesmo os consumidores finais.

 

Em uma peixaria, a mistura de produtos oferecidos à clientela varia de peixes de água doce e de água salgada a crustáceos e moluscos, cortes de peixe em postas ou files, bem como peixe congelado. Mesmo diante da vasta gama de produtos este tipo de negocio requer somente três tipos de Câmara fria para peixaria, como segue:

 

  1. câmara fria destinada aos pescados resfriados;
  2. câmara fria para atender a necessidade de armazenamento dos produtos congelados;
  3. câmara fria para estocar o gelo que conservara o produto quando exposto a venda.

 

Conforme os especialistas ouvidos, uma boa opção para investimento no ramo de peixaria é montar uma boutique de pescados e frutos do mar, que pode ser entendida como uma peixaria gourmet, caracterizada pela excepcional qualidade dos produtos colocados à venda, tais como cortes prontos e adequados para confecção de sushis e sashimis, derivados de peixe semi-preparados, pratos prontos congelados, entre inúmeras outras possibilidades.

 

Quando o foco do negocio é a peixaria gourmet faz-se necessário dispor da Câmara fria para peixaria com portas de vidro, denominada como walkin cooler, este equipamento permite a estocagem dos produtos e a exposição para venda na mesma câmara fria.

Peixes conservados na Camara fria para peixaria exposto sobre o gelo triturado

As principais características desejáveis na Câmara fria para peixaria

 

Fundamentalmente uma boa Câmara fria para peixaria deve conservar adequadamente os produtos que nela serão armazenados, para obter êxito nesta feita alguns critérios técnicos mínimos devem ser observados, tais como:

 

  • Gabinete frigorifico: trata-se da estrutura física, paredes e teto, a melhor opção é a construção em painéis frigoríficos, justifica-se a opção por eles serem desmontáveis e remontáveis, além de contarem com uma excelente aparência estética e atenderem as exigências da Vigilância Sanitária;
  • Porta frigorifica: em pauta o acesso ao interior da Câmara fria para peixaria, a melhor escolha recaia sobre a porta frigorifica giratória, seja pelo custo menor, bem como pela simplicidade de uso e também pela grande durabilidade;
  • Equipamento frigorifico: responsável pela refrigeração destinada a conservação dos peixes estocados, a escolha ideal recai sobre o modelo denominado como split system, dada a facilidade de layout que ele oferece, pois o motor pode ser fixado na área externa do prédio e o painel de controle posicionado junto a porta de acesso.

 

Opcionalmente a Câmara fria para peixaria pode ser contemplada com acessórios projetados para facilitar a rotina de armazenamento nas peixarias, os tais acessórios resumem-se em: estrado plástico antiderrapante para o piso, estante em aramado para alocação dos produtos e alarme telefônico contra variação de temperatura.

Camara fria para peixaria

Alguns fabricantes oferecem a formidável Câmara frigorifica padronizada, um produto polivalente, basta incluir os acessórios pertinentes e ela estará apta a atender qualquer necessidade, inclusive os requerimentos específicos inerentes a Câmara fria para peixaria.

© 2018 fria-camara, tudo sobre câmara fria e walkin cooler. Todos os direitos reservados