Informações indispensáveis sobre:

  • Câmara fria;
  • Walkin cooler;
  • Acessórios pertinentes.

Câmara frigorifica padronizada

Conheça um pouco mais da Câmara Frigorifica Padronizada, saiba como foi que ela surgiu, verifique as diversas aplicações para as quais ela se destina e, por fim, fique por dentro das suas principais características construtivas.

 

Há muitos anos que os consumidores dos países de primeiro mundo experimentam significativas mudanças mercadológicas, neste momento vamos tratar do seguimento de maquinas e equipamentos, mais especificamente das câmaras frigorificas. Os grandes fabricantes mundiais dispõem deste produto em uma versão pré-estabelecida, qual seja, a Câmara frigorifica padronizada.

 

A Câmara frigorifica padronizada atende aos modernos conceitos de fabricação

 

A partir do ano de 1913, a indústria automobilística, por intermédio de Henry Ford, inaugurou a linha de montagem, colocando em pratica, entre outros, os conceitos da padronização propostos por Frederick Taylor, visando racionalizar as etapas de produção.

 

As melhores industrias mundiais há muitos anos fazem uso dos estudos de padronização e da linha de montagem. No Brasil, no que tange as câmaras frigorificas, esta filosofia de produção foi implantada no inicio na década de 1990 pela empresa Tectermica, pioneira na implementação destes conceitos na fabricação das Câmaras frigorificas padronizadas e, obteve uma maior produtividade, permitindo um decréscimo considerável no custo da manufatura, o que imediatamente se refletiu na diminuição do preço e na ampliação da qualidade final do produto.

 

Quando do processo fabril, na linha de montagem da fabrica, cada funcionário executa apenas uma das tarefas do todo e, dada a repetição continua, acaba ele se especializando, ou seja, fazendo em menor tempo e com maior precisão. Em se tratando da Câmara frigorifica padronizada, este mesmo método se verifica também na ocasião da instalação do produto nas dependências do cliente.

 

O método de fabricação padronizado atende as mais rigorosas premissas, em território brasileiro a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT é o órgão responsável por ditar as tais premissas. Diante disso é certo que todo o processo fabril sera adequado e, que quando instalada e posta em funcionamento a Câmara frigorifica padronizada superara todas as expectativas, quer por ser um produto de preço menor, bem como pela durabilidade e eficiência de funcionamento.

 

Assimile os principais componentes da Câmara frigorifica padronizada

 

A Câmara frigorifica padronizada possui basicamente os mesmos integrantes que são encontrados na sua versão personalizada, a diferença reside no fato que os componentes padronizados foram fabricados de forma estandardizada, ou seja, são produzidos mediante um método ou padrão pré-estabelecido e devidamente normatizado. Produzir unicamente os componentes estandardizados acaba por transferir excelência ao processo, haja visto que os eventuais erros ou desvios são imediatamente observados e corrigidos, resultando em um produto final de maior qualidade.

 

Os integrantes basilares da Câmara frigorifica padronizada encontram-se descritos na sequencia, vale lembrar que estes são os componentes mínimos para permitir o seu perfeito funcionamento e, que para atender a necessidades exclusivas, sera necessário enriquecê-la com os acessórios pertinentes, então vejamos:

 

  • Gabinete frigorifico: É o comodo, a estrutura física, as paredes e teto, composto por placas desmontáveis de painel frigorifico;
  • Porta frigorifica: Permite o acesso ao compartimento, disponível nas versões giratória ou corrediça, o tamanho desejado pode ser escolhido livremente;
  • Equipamento frigorifico: Ele é o responsável pela geração e manutenção do frio no interior da câmara frigorifica, integrado por: condensadora, evaporadora e o painel de controle de funcionamento;
  • Cortina termoplástica: Responsável por conter o frio no interior quando a porta de acesso está aberta, colabora definitivamente para a redução do consumo de energia elétrica;
  • Acessórios competentes: São aqueles componentes que qualificam a Câmara frigorifica padronizada para a aplicação esperada. Consulte o fabricante para obter uma relação completa dos acessórios pertinentes.
Camara frigorifica padronizada

A Câmara frigorifica padronizada é utilizada por diversos setores da indústria e do comercio

 

Por ser um produto polivalente a Câmara frigorifica padronizada atende a todo e qualquer seguimento da indústria e ou do comercio, para tanto basta equipá-la com o componente adequado e ela estará pronta para um uso mais especifico.

 

Um padrão também é adotado no que tange as temperaturas disponíveis, a Câmara frigorifica padronizada é apresentada em famílias de temperaturas distintas, cada uma delas apropriada a guarda e estocagem de mercadorias exclusivas. Saiba um pouco mais sobre as faixas de temperaturas acessíveis:

 

  1. Refrigerados, própria para armazenar margarina, frutas, legumes, laticínios, hortaliças, embutidos de carne, dejetos orgânicos (lixo), medicamentos, massas frescas, sobremesas, flores, entre outros;
  2. Resfriados, adequada para estocar carne de cabrito resfriada, carne de porco resfriada, carne de vaca resfriada, cerveja, chopp, fermento biológico e muito mais;
  3. Congelados, recomendada no aprovisionamento de congelados em geral, fruta congelada, frutos do mar congelado, gelo, pescado congelado, polpa de fruta congelada.

 

Agora que conhecemos as faixas de temperaturas mais usuais, então vamos discorrer sobre os acessórios que promovem a Câmara frigorifica padronizada para uma utilização exclusiva, a saber:

 

  1. Ao instalar o equipamento para desverdecimento a câmara frigorifica estará apta ao amadurecimento artificial de bananas;
  2. Quando contemplada com um desumidificador a câmara frigorifica terá condições de maturar salame ou outro embutido de carne;
  3. Agregando um datalogger e um alarme telefônico de temperatura a câmara frigorifica tornar-se-á adequada para armazenamento de medicamentos e insumos farmacêuticos;
  4. Entre inúmeras outras possibilidades, consulte o fabricante para conhecer todas elas.

 

Eventualmente pode-se estar diante de um tipo de uso muito especifico, um uso que enseje uma personalização extrema do produto, neste caso a melhor escolha é pela câmara fria da empresa Tectermica,  pois os engenheiros desta companhia estão preparados para atender as mais rigorosas exigências.

© 2018 fria-camara, tudo sobre câmara fria e walkin cooler. Todos os direitos reservados